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Pura Agung Surya Bhuvana Como Mídia Fortalecendo a Consciência Multicultural


Pura Agung Surya Bhuvana Como Mídia Fortalecendo a Consciência Multicultural na Era 4.0* 
I Wayan Rai S.1, I Gusti Made Sunartha2, Ida Ayu Made Purnamaningsih3, Ni Made Ruastiti4,Yunus Wafom5** Papua Institute of Art and Culture, Indonesia (ISBI Tanah Papua)1, Hindu Institute of Mpu Kuturan Singaraja, Indonesia (STAHN Mpu Kuturan Singaraja)2, Denpasar Institute of Hindu Dharma, Indonesia (IHDN Denpasar)3, Denpasar Institute of Indonesian Art, Indonesia (ISI Denpasar) 4, Cendrawasih University (Universitas Cendrawasih Jayapura) 5 
https:// Cómo citar este artículo: Artículo recibido: 
Resumo: Ultimamente, a vida das pessoas em Jayapura tem sido destacada por turbulências frequentes. Embora o templo tenha sido estabelecido como local de culto para os hindus, os não-hindus também costumam visitá-lo. A questão: (1). Qual é a forma do templo Agung Surya Bhuvana? (2) Por que na era 4.0, pessoas não-hindus costumavam visitar o Templo Agung Surya Bhuvana ? Métodos: Este estudo utiliza um método qualitativo. Todos os dados que foram obtidos por meio de observação, entrevistas e estudos documentais são analisados descritivamente usando a teoria da semiótica e a teoria estruturalfuncional. Conclusões: (1) Hindus em Jayapura construíram o Templo Agung Surya Bhuvana na forma de um templo sagrado com arquitetura tradicional de Bali com símbolos da cultura local; (2) Os não-hindus costumam ir a Pura Agung Surya Bhuvana porque se sentem valorizados, respeitados, acolhidos de braços abertos pelos hindus no templo. Novidade: O processo adaptativo da aculturação hindu de Bali com a cultura local, entre outros, reflete-se no ornamento em algumas partes físicas do templo, comprovadamente capaz de fortalecer um senso de unidade, despertando a consciência multicultural entre os cidadãos da nação e fortalecendo a integração do povo indonésio na Papua. 
Palavras-chave: Pura Agung Surya Bhuvana , Vida Multicultural, Era 4.0. 
Pura Agung Surya Bhuvana As A Media Strengthening Multicultural Awarness in Era 4.0 Abstract: Lately, people's lives in Jayapura have been highlighted by frequent turmoil. Although the temple was established as a place of worship for Hindus, non-Hindus also often visit the temple. The question : (1). What is the shape of the Agung Surya Bhuvana Temple ?; (2). Why in the era of 4.0, non-Hindus
Antipod. Rev. Antropol. Arqueol. n.o 36 · Bogotá, julio-septiembre 2019 · ISSN 1900-5407 · e-ISSN 2011-4273 · pp. 11-32 https://doi.org/10.7440/antipoda36.2019.02  people often visited to the Agung Surya Bhuvana Temple ? Methods : This study uses a qualitative method. All data that have been obtained through observation, interviews, and documentary studies are analyzed descriptively using the theory of semiotics and structural-functional theory. Conclusions : (1) Hindus in Jayapura built the Agung Surya Bhuvana Temple in the form of a sacred temple building with traditional Balinese architecture with symbols of local culture; (2). Non-Hindus often come to Pura Agung Surya Bhuvana because they feel valued, respected, welcomed with open arms by Hindus at the temple. Novelty : The adaptive process of Balinese Hindu acculturation with local culture, among others is reflected in the ornament in some physical parts of the temple building, demonstrably capable of strengthening a sense of unity, arousing multicultural awareness among citizens of the nation and strengthen the integration of the Indonesian people in Papua.
Keywords : Pura Agung Surya Bhuvana , Multicultural Life, Era 4.0.   
11 M E R I D I A N O S
   
ura Agung Surya Bhuvana na cidade de Jayapura, fundada por hindus locais em 1990, na parte oriental do templo de Padma Buana Indonesia . A existência de locais de culto para os hindus é inseparável da história da Papua como a parte mais oriental do território da República Unitária da Indonésia (NKRI), que faz fronteira diretamente com a Papua Nova Guiné (PNG). O nome Papua é derivado de marinheiros portugueses, quando viram a ilha pela primeira vez em 1511, mais tarde nomearam ilhas dos Papuas, o que significa mais ou menos uma ilha habitada por pessoas de cabelos finos. Os marinheiros holandeses mais tarde se referiram à Papua Nova Guiné porque a pele dos papuanos era negra, lembrando-os dos guineenses na África, enquanto Novo significava Novo (Wetipo & Wedlama, 2015: 1). Depois da Nova Guiné, durante o governo holandês, Papua ficou conhecida como Nova Guiné Holandesa. Posteriormente, quando esta região se tornou parte do Estado Unitário da República da Indonésia em 1963, seu nome foi alterado para West Irian e depois novamente para Irian Jaya. Durante o reinado do presidente Abdulrahman Wahid (Gus Dur), o nome da ilha foi devolvido à Papua. De um modo geral, a Papua está dividida em sete regiões culturais, a saber: áreas culturais Mamta, Seireri, La Pago, Mi Pago, Anim Ha localizadas na província de Papua, enquanto as áreas culturais Bomberei e Domberei estão localizadas na província oeste de Papua. A população de Papua consiste em vários grupos étnicos, vivendo em grupos em pequenas unidades, tendo seus costumes, cultura e idioma. A localização geográfica, a riqueza natural, a biodiversidade e a diversidade de artes culturais fazem com que a Papua tenha sua própria identidade e singularidade como atração turística na Indonésia. Juntamente com os tempos, agora Papua também é habitada por migrantes de fora de Papua, de modo que esse fato deu cor à Papua, incluindo étnicas originárias de Bali. Até o início de 2019, cerca de 6300 balineses estavam em Papua. Eles trabalham como agricultores, funcionários públicos, TNI-Polri e outras profissões. O maior número de pessoas balinesas está na Keerom, na província de Papua. São os principais transmissores balineses da região de Karangasem. Um grande número de balineses na Papua parece ter um efeito indireto em muitos templos na área ( PHDI Jayapura City 2018). De acordo com a dinâmica da vida hindu no leste da Indonésia, na Papua, existem mais de 36 templos, espalhados nas províncias de Papua e Papua Ocidental. Um dos maiores e maiores templos de Papua é Pura Agung Surya Bhuvana , localizado na área de Skyline, Jayapura City. A existência do Templo Agung Surya Bhuvana está intimamente relacionada à dinâmica da vida comunitária na região da Irian Ocidental até o colo da República Unitária da Indonésia (NKRI). Mais e mais hindus de fora da Papua estão de plantão nesta província indonésia oriental. Eles consistem em várias profissões, incluindo Exército, Polícia, Funcionários Regionais, Funcionários do Banco, agricultores e outros. Para os hindus, as atividades de oração são realizadas primeiro na casa de uma família, por exemplo, na casa dos drs. Fiz Matra, uma funcionária do governador de Irian Jaya. Isso foi feito porque naquela época ainda não havia sido construído um templo. Com o tempo, mais e mais hindus estão servindo em Papua, especialmente em Jayapura. Após longas voltas e reviravoltas, em 1979, foi iniciada a construção de um templo na área Skyline de Jayapura. A princípio, foi construído apenas um turus lumbung . Além disso, o edifício do templo foi gradualmente realizado graças ao trabalho árduo da liderança, líderes comunitários e toda a comunidade, além da assistência de vários balineses que serviram em Irian Jaya / Papua e o governo local (Brochura PASB 2018). O Pura Agung Surya Bhuvana está localizado em Vim Village, subdistrito sul de Jayapura, Jayapura City, Jalan Abepura No. 38 Skyline, Jayapura. O Pura Agung Surya Bhuvana foi construído em uma área de 7.790 M2. A construção do Templo Agung Surya Bhuvana (RSPA) é baseada no conceito de P
Antipod. Rev. Antropol. Arqueol. n.o 36 · Bogotá, julio-septiembre 2019 · ISSN 1900-5407 · e-ISSN 2011-4273 · pp. 11-32 https://doi.org/10.7440/antipoda36.2019.02  Tri Mandala , que consiste em Mandala Principal (Miudezas), Mandala Média (Jaba Média) e
Nista
Mandala Ou
Jaba Sisi (Anonim 2017). Segue abaixo a arquitetura do edifício sagrado de
Agung Surya
Bhuvana em Jayapura. 
Figura 1. Partes principais do templo de Agung Surya Bhuvana (Doc. Rai, 2019)
Como
pengempon ou a pessoa encarregada do Templo
Agung Surya Bhuvana é a cidade de
Parisada Hindu Dharma Indonésia Jayapura , com os funcionários do templo hindu local. A posição pode ser elaborada por meio de políticas e afirmada com base em regras (Atmaja et.al. 2019). Como o maior templo público da Papua atualmente, a posição do Templo Agung Surya Bhuvana foi estabelecida pelo Centro Parisadha Hindu Dharma como Padma Buana Nusantara oriental, com base no Templo Awig - Awig Agung Surya Bhuvana , Artigo 7, parágrafo 1. Pura Agung Surya Bhuvana é um lugar sagrado hindu na cidade de Jayapura, que tem sido fundamental para a preservação dos valores culturais hindus de Bali. Mídia, esforços e estratégias para capacitar elementos culturais são necessários no contexto da transmissão de valores culturais (Pradana 2018a). Vários eventos religiosos hindus em Pura Agung Surya Bhuvana acomodaram várias formas de atividades de preservação da cultura balinesa, a cultura local que é uma mistura cultural religiosa sob a forma de atividades comunitárias, instalações de apoio e a principal infraestrutura de Pura Agung Surya Bhuvana. O fenômeno da aculturação da cultura hindu balinesa com a cultura local na Papua colore o estabelecimento do Templo Agung Surya Bhuvana . Isso se reflete na placa que diz Pura Agung Surya Bhuvana Jayapura . A placa de identificação do templo foi feita em forma de Tifa e era visível da rodovia. Além disso, o ornamento Tifa também pode ser encontrado em relevos encontrados na parede de cisalhamento do templo. É único porque as paredes dos templos balineses são decoradas com histórias de
 
Tantri. A luta de um leão com um boi é descrita lado a lado com o ornamento de Tifa , mesmo que Tifa não tenha sido mencionado na história de Tantri. Em todos os episódios da história de Tantri retratados, os ornamentos de Tifa são sempre adicionados, tanto Tifa de forma independente quanto Tifa com o pássaro Cenderawasih. Tifa é um instrumento sagrado para o povo de Papua. Enquanto o pássaro Cenderawasih também é altamente respeitado e sagrado, porque acredita-se ser um pássaro do paraíso, nomeado após um pássaro do paraíso por cada tribo em Papua. O relevo de Tifa no templo Agung Surya Bhuvana (RSPA) também é encontrado no salão Praja Mandala Wantilan , por exemplo, na frente do wantilan , na frente do palco e no ornamento no poste de apoio (Bali:cena) wantilan . Este ornamento parece combinar ornamentos no estilo balinês e ornamentos no estilo Papua Senatani (Rai 2019), conforme mostrado na figura abaixo. 
Figura 2. Placa de identificação de Pura Agung Surya Bhuvana (Doc. Rai, 2019) 
Tifa é um instrumento musical popular na sociedade papua. Este instrumento musical
Tifa é um tipo de instrumento musical que se assemelha a um tambor ou tubo, que é como tocá-lo na batida de madeira com um buraco no meio para criar um som alto e bonito. Se, à primeira vista, esse instrumento musical Tifa tem quase a mesma forma que o instrumento musical Gendang , a diferença é que o som desse instrumento musical Tifa parece mais leve. Tifa é um dos instrumentos musicais famosos entre as pessoas de Maluku e Papua (Sroyer et al. 2018). Pradana (2018b) diz que o significado mostra uma função parcial da cultura. Segundo os especialistas culturais de Papua, o significado filosófico no instrumento musical de Tifa é uma ferramenta para unir e unir cidadãos. A voz de Tifa conseguiu levar os membros da comunidade de Papua a se reunirem (Rai et.al . 2019). Por karenannya, Tifa pode ser dito como mídia social e também como instrumentos musicais tradicionais na Papua. Na cultura papua, Tifa é um instrumento sagrado para o povo de Papua. Como os símbolos
Antipod. Rev. Antropol. Arqueol. n.o 36 · Bogotá, julio-septiembre 2019 · ISSN 1900-5407 · e-ISSN 2011-4273 · pp. 11-32 https://doi.org/10.7440/antipoda36.2019.02  religiosos são respeitados e sagrados pelos hindus nas atividades cerimoniais em Pura Surya Bhuvana , Jayapura City, Tifa se tornou uma parte importante do acompanhamento musical no processo de sacralização de cerimônias no Templo Agung Surya Bhuvana . Além disso, Tifa era respeitada pelos hindus na cidade de Jayapura na forma de relevos nas paredes do templo Agung Surya Bhuvana e na forma de ornamentos nos pilares do apoio à vontade. Rai (2019) afirmou que Pak Ketut de Gianyar foi fundamental na combinação de pássaros Tifa e Cendrawasih do estilo de ornamento Sentani Papua com o estilo de ornamento balinês no pilar Pura Agung Surya Bhuvana . A instalação dos pássaros Tifa e Cenderawasih como relevos para o edifício do Templo Agung Surya Bhuvana (RSPA) é baseada em fortes considerações culturais. De acordo com as explicações de alguns líderes hindus na Papua (Pemangku Gede, Ida Bagus Suta Kertya, Komang Alit Wardana, etc.), o uso de Tifa e Cenderawasih como templos de ajuda deve ser uma forma de respeito dos hindus às crenças papuanas locais. e sabedoria. Além disso, explicou que, com relação ao estabelecimento de um novo templo em um local ou área, isso deve ser feito de maneira flexível, sem reduzir sua substância como local sagrado. O estabelecimento do templo é análogo ao fluxo do rio Ganges quando a água do Ganges flui para os afluentes, a água sempre se ajustará ao seu novo local. O conceito de desa, kala, patra (local,  hora e situação) também é usado como uma consideração importante. O uso de relevos Tifa e aves Cenderawasih na RSPA teve um impacto muito positivo no relacionamento entre as comunidades locais e os hindus em Papua Baik que vieram de Bali ou de outras regiões da Indonésia, como Banyuwangi, Blitar e outras regiões de Java e o arquipélago. Os ornamentos de Tifa e Cenderawasih são expressões dos símbolos culturais papuanos que podem ser categorizados como uma forma de semiótica cultural, ou seja, semiótica que examina especificamente o sistema de signos que se aplica a certas culturas (Pateda 2001). O ornamento de Tifa e o pássaro Cenderawasih no templo do templo Agung Surya Bhuvana não passam de um tributo aos hindus pela existência da cultura local. Com os pássaros tifa e Cenderawasih , o prédio do Templo Agung Surya Bhuvana (RSPA) se sente unido às crenças e comunidades locais. A RSPA possui elementos tangíveis (que podem ser vistos e tolerados), além de intangíveis na forma de valores nobres que são muito importantes para a vida sociocultural. Além de ser um lugar sagrado, a RSPA é um centro educacional, um centro de artes e cultura de Nusantara, um centro para promover um senso de tolerância, um espírito de união e compreensão mútua entre os servos de Deus (Rai 2019). A tolerância entre religiões tem elementos que devem ser cumpridos. Esses elementos incluem: (1) dar liberdade ou liberdade na qual todo ser humano recebe a liberdade de agir, mover-se ou desejar de acordo com ele mesmo e também na escolha de uma religião ou crença. Essa liberdade é dada desde o nascimento de um ser humano até que ele morra, e a liberdade ou liberdade que os humanos têm não pode ser substituída ou usurpada por outros de forma alguma. Porque a liberdade é a vinda de Deus que deve ser protegida e protegida. Todo indivíduo tem o direito de escolher uma religião ou crença em que ele acredita, sem coerção de ninguém (Abdullah 2001); (2) reconhecer os direitos de todos na determinação de suas atitudes e comportamentos, sem violar os direitos dos outros; (3) respeitar as crenças e crenças dos outros; (4) respeito mútuo e respeito mútuo entre si (Hasyim 1979). O uso de elementos culturais locais em Pura Agung Surya Bhuvana dá uma impressão distinta ao relacionamento das comunidades locais com os hindus da Papua provenientes de Bali ou de outras regiões da Indonésia, como Banyuwangi, Blitar, bem como de outras regiões de Java e o arquipélago. Papuas locais e comunidades não-hindus aceitam e apreciam o Templo Agung Surya Bhuvana (RSPA) como uma herança cultural ou artística que merece ser apreciada e visitada como atração turística na cidade de Jayapura, Papua (Rai 2019).
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Pura Agung Surya Bhuvana é um lugar sagrado para os hindus, único com um fenômeno muito interessante na era da revolução industrial. Segundo Friedrich Engels e Louis-Auguste Blanqui, a revolução industrial ocorre de tempos em tempos em quatro fases. A mudança de fase para fase fornece uma diferença articulada em termos de uso. A primeira fase (1.0) envolve a descoberta de uma máquina que enfatiza a mecanização da produção. A segunda fase (2.0) passou para a fase de produção em massa, integrada ao controle e à padronização da qualidade. A terceira fase (3.0) entra em estágio de uniformidade em massa, que se baseia na integração computadorizada. A quarta fase (4.0) apresentou a digitalização e automação da integração da Internet com a manufatura em mudança (Akhmaloka, 2018: 2- 3). Mudanças na função e nos componentes estruturais das formas culturais são a estratégia de um agente para preservar os valores culturais na mudança das condições ambientais (Pradana 2018). O Pura Agung Surya Bhuvana, que foi concluído em 1990, ainda está sendo construído, restaurado e equipado para ser mais conhecido e amado pelo povo do leste da Indonésia, não apenas como um local sagrado, mas também como um destino turístico em meio ao rápido desenvolvimento da digitalização em todos os países. indústrias, incluindo a indústria cultural hoje. O desenvolvimento rápido ocorre em indústrias do tipo 4.0. A Revolução Industrial do Tipo 4.0 é caracterizada pelas necessidades institucionais e pela disponibilidade de inteligência artificial (inteligência artificial), a era dos supercomputadores, engenharia genética, inovação e mudanças rápidas que têm impacto na economia, indústria, governo e política. Esses sintomas são marcados por muitas fontes de informação através de canais de mídia social, como Facebook, YouTube, Instagram. A quarta fase da revolução industrial (4.0) é caracterizada pelo desenvolvimento da automação e digitalização, que é uma combinação da internet e da manufatura. O processo que ocorre nas mudanças sociais e culturais que ocorrem rapidamente, envolvendo necessidades (necessidades) básicas com os desejos da comunidade. A base para essa mudança é a satisfação de desejos, necessidades humanas de forma rápida e com qualidade. Portanto, em BKSTI (2017), foi afirmado que na revolução industrial mudou muito a maneira como as pessoas trabalham com o uso de manuais para serem mais rápidas e automatizadas. A sustentabilidade e a existência da cultura exigem prevenção, internalização e reconhecimento, interna e externamente (Ruastiti et.al. 2018). Pura Agung Surya Bhuvana é agora um veículo para a introdução da cultura e a presença de hindus na região de Papua. Graças à Internet, as informações sobre Pura Agung Surya Bhuvana e Hindus na Papua podem ser amplamente conhecidas pelas comunidades cibernéticas. Os cidadãos que conhecem Pura Agung Surya Bhuvana não são apenas papuanos, mas qualquer pessoa fora de Papua que queira acessar informações via internet sobre Pura Agung Surya Bhuvana pode conhecer hindus em Papua. O rápido desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação digital, nesse caso, teve um impacto positivo na existência de Pura Agung Surya Bhuvana . O Pura Agung Surya Bhuvana presente em Papua tem seu lugar nos corações da comunidade local. Este templo foi aceito como algo novo, sem que se sentisse ameaçar a existência da ideologia da comunidade local. O Pura Agung Surya Bhuvana é um veículo de interação social não apenas pelos hindus na cidade de Jayapura, Papua. A interação social não é apenas na comunidade hindu, que é um pengempon de Pura Agung Surya Bhuvana , mas também interação social entre não-hindus, pessoas locais e hindus locais no contexto do turismo e da religião. As pessoas locais e não-hindus sentem-se à vontade para visitar Pura Agung Surya Bhuvana , resultando em diálogo intercultural. O frequente diálogo intercultural no contexto religioso em Pura Agun g Surya Bhuvana fortaleceu a propagação de um espírito
M E R I D I A N O S
Antipod. Rev. Antropol. Arqueol. n.o 36 · https://  multicultural em conexão com o processo de fortalecer a integração da nação. Esta pesquisa foi realizada devido ao desequilíbrio entre premissas e realidade que ocorreu no campo. Pura como local de oração para os hindus só é visitado pelos hindus para realizar orações. Além disso, ultimamente, a vida das pessoas em Jayapura é frequentemente relatada pela mídia turbulenta. É diferente da vida da sociedade multicultural em Pura Agung Surya Bhuvana Jayapura . Embora o P ura Agung Surya Bhuvana tenha sido fundado pelos hindus como um meio de adoração, na realidade, este templo também é frequentemente visitado por outras pessoas. A questão: (1). Qual é a forma do Templo Agung Surya Bhuvana ?; (2) Por que outras pessoas também visitam Pura Agung Surya Bhuvana ?; (3) Qual é a função de Pura Agung Surya Bhuvana na vida de comunidades multiculturais em Jayapura nesta era 4.0? Esta publicação traz benefícios teóricos e práticos. Teoricamente, este estudo pode contribuir para o desenvolvimento do tesouro do conhecimento sobre a existência de locais de culto dos hindus, o Pura Agung Surya Bhuvana para a harmonia da vida religiosa em Jayapura na era 4.0. Praticamente, este estudo se torna uma contribuição para o governo fortalecer a unidade e a integração do povo indonésio na terra  da Papua. 
Revisão Da Literatura Seguindo os tópicos estudados neste artigo, existem algumas publicações relacionadas à existência de templos e à interação de seu povo na Indonésia. Os resultados da pesquisa referida são os seguintes. Dwi Andini et al. (2018) examina o Mito de Dewi Hariti no Templo de Candi Dasa, Bugbug Village, Distrito de Karangasem: Análise de Estrutura, Função e Significado. Concluiu-se que a estrutura narrativa que construiu o mito de Dewi Hariti no Templo de Candi Dasa, Bugbug Village, Subdistrito de Karangasem era sete, a saber: sinopse, incidente, enredo / enredo, personagem, tema, mensagem e cenário. Dwi Andini disse que a função do mito de Dewi Hariti no templo de Candi Dasa era como uma ferramenta religiosa, como um meio de estabelecer relações sociais. Além disso, no estudo, Dewi também disse que o Templo Candi Dasa tinha um significado religioso, um significado de preservação cultural. Ariyanti (2014) em sua publicação científica intitulada "Adoração de Purnama e Tilem : um estudo da adoração comunitária de Bali ao templo de Puseh e Pura Dalem em Tirtayoga Hamlet, aldeia de Trimulyo, vila de Trimulyo, distrito de Mataram Seputih , região central de Lampung . Nesse estudo, Ariyati concluiu que o a maioria da comunidade de Tirtayoga Hamlet relutava em realizar as orações de Purnama e Tilem nos templos de Puseh e Pura Dalem . Quanto a várias coisas que os levaram a não realizar as orações de Purnama e Tilem porque: (1) falta de entendimento da importância do significado do culto a Purnama e Tilem no templo de Puseh e Pura Dalem ; (2) A ausência de atividades de aconselhamento da comunidade e dos líderes religiosos relacionados ao significado das orações de Purnama e Tilem ; (3) Trabalho demorado; (4) distância entre o templo de Puseh e Pura Dalem , com uma residência comunitária bastante distante; (5) avanços tecnológicos cada vez mais sofisticados. Adhisti, no Estudo Arqueológico e Arquitetura do Templo de Gerospeng Maospait (2008), disse que a construção do Complexo do Templo de Maospait foi estabelecida no século 13 DC e retomada no século 14-15 DC e tinha o relacionamento e a influência de Majapahit quando vista de edifícios e o  legado. Até agora, Pura Maospait Gerenceng ainda é usada por seus refugiados e há novos edifícios no complexo do templo. Liana (2016) em sua publicação científica intitulada "A harmonia dos muçulmanos, hindus e budistas na vila de Banda Aceh". Concluiu-se que todas as religiões praticadas em Keudah Gampong, especialmente muçulmanas, hindus e budistas, estavam em harmonia. Isso é indicado pela falta de ruído, tanto em termos de religião quanto em atividades diárias.Os fatores que causam a criação de harmonia em
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Métodos de pesquisa Esta pesquisa foi realizada utilizando métodos qualitativos na perspectiva dos estudos culturais. Sugiyono (1992:8) disse que métodos qualitativos podem ser usados como estratégia na realização de pesquisas que desejam produzir informações ou dados descritivos sobre a realidade social e vários eventos relacionados na vida das pessoas. Relacionado a isso, Barker (2005:35-45) também acredita que a pesquisa realizada na perspectiva dos estudos culturais pode ser realizada criticamente para discutir questões etnográficas, textuais e de recepção. O Templo Agung Surya Bhuvana na cidade de Jayapura foi escolhido como objeto de pesquisa com base em várias considerações, incluindo (1) o Templo Agung Surya Bhuvana é um grande local de culto hindu e o único na cidade de Jayapura, e até agora um meio de interação social entre pessoas em Jayapura; (2) A existência do Templo Surya Surya Bhuvana não é apenas um local de culto para os hindus, mas também se tornou uma atração turística visitada por outras pessoas; (3) O templo de Agung Surya Bhuvana agora é um local de diálogo cultural, até uma espécie de evidência de aculturação cultural de hindus balineses) com uma cultura de não-hindus (povo papua) na cidade de Jayapura que pode fortalecer a integração da comunidade na Papua. Os dados deste estudo foram coletados usando várias técnicas, incluindo: (1) observação, ou seja, a realização de observações diretas em campo para ver as atividades dos refugiados hindus do templo Agung S u r y a B h u v a n a na cidade de Jayapura, Papua; (2) entrevistas com 15 informantes constituídos por pengempon, refugiados e representantes de turistas que visitam o Templo Agung Surya Bhuvana ; (3) estudo de documentação que consiste em estudar as referências obtidas por meio de material de
Antipod. Rev. Antropol. Arqueol. n.o 36 · https://  documentos de fontes de dados seculares, partes relevantes e internet. Todos os dados coletados são analisados qualitativamente e apresentados de forma descritiva, explicando, descrevendo e descrevendo pelo objeto formal em estudo. Com base nos resultados da análise de dados realizada, este estudo produz resultados na forma de relatórios de pesquisa, Anais em Seminários Nacionais / Internacionais, Revistas Científicas Nacionais acreditadas / Reputable International Journal. 
Arquitetura de Pura Agung Surya Bhuvana Jayapura O Templo Agung Surya Bhuvana está localizado em Vim Village, Distrito de Jayapura do Sul, Cidade de Jayapura, Abepura Street No. 38 Skyline, Jayapura. O Pura Agung Surya Bhuvana foi construído em uma área de 7.790 M2. Pura Agung Surya Bhuvana foi inaugurada pelo governador de Irian Jaya, Barnabas Suebu SH em 4 de outubro de 1990. Além disso, a Mandala Praja Praja Balai foi inaugurada pelo Sr. J.P. Solosa, governador da província de Papua em 20 de abril de 2002. Na vida dos balineses, a casa, além disso, o local de culto é uma duplicata ou miniatura do universo, é um protetor e o recipiente da vida humana é um conceito de personificação, que não apenas iguala arquitetura com macrocosmo, mas também com o microcosmo. A existência de um local de culto, um local de atividade humana e o pátio é uma manifestação de esforços para criar um equilíbrio entre o reino dewa, o reino humano e o reino de butha ou o ambiente físico. A estrutura das três regiões (tri mandala), como a personificação do conceito de tri angga do corpo físico dos seres humanos ou do trio no universo (Paramadhyaksa 2016). O ambiente físico na forma do território ou quintal é dividido em três regiões chamadas tri mandala, enquanto a figura física do edifício também é basicamente dividida em três, chamadas tri angga (Kaler 1982: 86-89). Seguindo a filosofia da Tri mandala , a construção da RSPA baseia-se no conceito da Tri Mandala , que consiste em Mandala Principal (Miudezas), Mandala Intermediária ( Jaba Central) e Nista Mandala ( Jaba Sisi ). Na mandala principal, existem edifícios Padmasana, Bale Pelik, Taman Sari, Ngerurah e Piyasan . Padmasana é um lugar para orar e colocar ofertas para os hindus no templo. A palavra padmasana vem do sânscrito, "Padma" significa flor de lótus e "asana" significa atitude sentada (Zoetmulder 1995). Padmasana é derivado da língua Kawi: Padma "significa lótus ou flor interior, ou centro" Sana "significa atitude sentada, orientação, conselho ou ordem (Wojowasito 1977). Padmasana significa a sede do santo lótus de Deus Todo-Poderoso (Titib 2003) Além disso, a flor de lótus é um símbolo da sede dos deuses, stana no universo (macrocosmo). Em Lontar "Padma Buana", Mpu Kuturan afirma que Bali é Padma Bhuwana . A flor de lótus (Padma) é usada como um símbolo do verdadeiro stan de Hyang Widhi . No Lontar D asa Nama Bunga é chamado, a flor de lótus é o rei das flores porque vive em três naturezas - suas raízes estão presas na lama, seu caule está no Enquanto as folhas e as flores estão acima da água (ar), a Flor de Lótus tem o símbolo de Tri Loka ou Hyang Wid hi Wasa . Wiana (2004) disse que as camadas e flores e camadas de lótus simbolizam as nove direções da água. bússola universal. Em Madya Mandala , existem Lawang Pengapit , Bale Gong, Perantenan Suci e Bale Kulkul . Mandala Principal e Madya Mandala são delimitadas por uma parede circular com a entrada para Candi Bentar e Kori Agung . Existem dois pelinggih fora da parede do amortecedor (atrás da Mandala Principal), a saber, Pelinggih Padma Sari Ratu Nyoman Sakti e Sanghyang Baruna . Além disso, no lado externo (lado de Nista Mandala / Jaba), existem vários edifícios, como os edifícios Balai wantilan ( Praja Mandala ) para o escritório PHDI da província de Papua, PHDI da cidade de Jayapura, Peradah, prédio da biblioteca, prédio da educação, vigia do templo e estacionamento muitos. Em geral, o perfil do Templo Agung Surya Bhuvana é mostrado na Tabela 1.
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Pura Establishment 1990 Endereço Distrik Abepura, Jalan Abepura No 38 Skyline, Jayapura Pengempon (Líderes de Zeladores) Como a Pessoa encarregada do Grande Templo de Surya Bhuvana Jayapura é o Hindu Parisada Indonésia , Cidade Jayapura Penyungsung (cuidadores) Como funcionários de Pura Agung Surya Bhuvana na cidade de Jayapura, a comunidade hindu local é dividida em três bacias, a saber, Base G, Jayapura e Abepura e não-tempek, com um total de 648 famílias ou 1940 habitantes. Modais Os ativos de propriedade de Pura Agung Surya Bhuvana estão na forma de uma área de 7.790 M2 e edifícios na forma de prédios em oração e edifícios que apóiam atividades comunitárias na cidade de Jayapura. Piodalan Purnama Kapat, Outubro. Atividades sociais religiosas Cerimônias religiosas hindus (galungan, bronze, retiros) etc., atividades pesantianas, atividades pasraman, reuniões de coordenação do templo, outras reuniões sociais. Tabela 1 Perfil de Pura Agung Surya Bhuvana Jayapura (Doc. PHDI Jayapura City, 2018) 
Como pengempon ou a pessoa responsável é Parisada Hindu Dharma Indonesia Jayapura City . Pura Agung Surya Bhuvana , cidade de Jayapura, possui refugiados divididos em três bacias, a Base G, Jayapura e Abepura, e não temporários, com um número total de 648 famílias ou 1940 habitantes. Pura Agung Surya Bhuvana A cidade de Jayapura possui ativos (riqueza) na forma de terrenos e prédios, tanto na forma de prédios de oração como de apoio às atividades da comunidade em Jayapura, incluindo: Área do templo de 7.790 M2 com base em cartas de medição datadas de 19 de novembro de 1979 195/1979, número certificado 14, 29 de setembro de 1989, com o Direito de Uso. Com o Templo Agung Surya Bhuvana na cidade de Jayapura, as atividades dos hindus locais se tornaram mais dinâmicas. Juntamente com o PHDI da cidade de Jayapura, o Pengempon Agung Pura Surya Bhuvana busca desenvolver atividades sociais religiosas que visem: (1) desenvolver e manter uma boa cultura com todos, instituições e organizações que se envolvem em assuntos religiosos e comunitários; (2) Desenvolvendo as tarefas referidas ao PHDI em conjunto com outras organizações hindus da cidade de Jayapura, como a Mulher Hindu de Darma Indonesia (WHDI) da cidade de Jayapura e a Associação da Juventude Hindu da Indonésia ( Peradah ) da cidade de Jayapura. Abaixo está o edifício Wantilan, um local onde as pessoas se reúnem para realizar atividades sociais, se preparam para as cerimônias no templo. Por causa de seu status como templo público, o Templo de Agung Surya Bhuvana (RSPA) hoje se tornou um veículo para unificar esforços no insight do arquipélago, muito bom em unir o Hinduísmo no insight do arquipélago em uma perspectiva compartilhada, de modo que o Hinduísmo se unirá cada vez mais em seu visão e missão mais universais. Como meio ou local sagrado, o templo é usado como local de culto a Id a Sang Hyang Widi Wasa , os deuses e espíritos ancestrais por meio de uma série de cerimônias que nunca se rompem. A julgar por essas funções, o padrão e o sistema de gerenciamento, bem como o plano de projeto e construção do templo, seguiram as disposições exigidas pelo lontar de Kosala-Kosali, incluindo a construção do templo após o processo de mudança, nyinggat pelinggih, nyangum pelinggih, memakuh, pelaspas, escolhendo previamente a localização do templo, deve ser orientada para o norte ou para um local considerado sagrado e sagrado (Indradewi 2016). De acordo com o artigo 4, Awig - awig Pura Agung Surya Bhuvana , existem vários propósitos e
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(Doc. PHDI Jayapura City, 2019) 
Informalmente, a educação religiosa hindu pode ocorrer na rotina das atividades cerimoniais tradicionais (Karmini et.al. 2019). Informalmente, a educação religiosa hindu é realizada rotineiramente em Jayapura na forma de atividades pasraman. A educação em Pasraman enfatiza a autodisciplina, desenvolve caráter nobre e qualidades diligentes, gosta de trabalhar duro, controla a luxúria e gosta de ajudar os outros. O processo de aprendizagem em Pasraman é esse processo, existem vários componentes inter- relacionados para atingir a meta. Esses componentes são alunos, professores, materiais de ensino, estratégias e modelos de aprendizado. Estratégias de aprendizagem podem ser entendidas como padrões gerais das atividades de professores e alunos na realização de atividades de ensino e aprendizagem. A partir do padrão geral de atividades, podem ser vistos os tipos e a sequência de atividades exibidas pelo professor e pelos alunos. Nesse caso, algumas estratégias enfatizam mais as atividades dos professores,
Coleccionando naturaleza, creando cultura: construcción de la dicotomía naturaleza/cultura en museos Henrik B. Lindskoug  mas algumas enfatizam as atividades dos alunos. A orientação e as abordagens futuras devem ser enfatizadas nas atividades dos alunos (Syaiful 2010). Regularmente, as atividades pasraman são realizadas durante as férias escolares. O objetivo do pasraman é formar pessoas hindus que são espirituais, de modo que a existência do pasraman é muito importante. A geração jovem hindu é equipada com atividades como esportes, prática e de saída, além de materiais religiosos. Espera-se que, por meio de intensas atividades pasraman , os jovens hindus da cidade de Jayapura não apenas entendam os ensinamentos religiosos, mas também sejam capazes de realizá-los espiritualmente na vida social. Espera-se que eles sejam capazes de afastar todas as formas de comportamento destrutivo, incluindo promiscuidade, tornar-se viciado em drogas, cair em sexo livre e assim por diante. Isso está sob o objetivo da Educação Nacional, que é aumentar a devoção a Deus, inteligência, habilidades, aprimorar o caráter, fortalecer a personalidade e fortalecer o espírito da nacionalidade (Lei nº 20/2003). A sociedade hindu está presente na terra de Papua, mantendo a tradição e respeitando os costumes locais. Seguindo a teoria funcional de Talcott Parson em Ritzer (2004), os hindus fazem um bom processo de adaptação para que possa ser aceito pelo povo de Papua. Essa atitude adaptativa se manifesta, entre outros, na forma da construção de um Pura Agu ng Surya Bhuvana artístico. Este templo adornou a face da cidade de Jayapura, Papua, e agora faz parte do ícone do turismo cultural da cidade de Jayapura. O Pura Agung Surya Bhuvana , que foi construído com uma arquitetura balinesa-papua única, é um magnífico e artístico templo. Este templo é uma atração cultural interessante. Isso é reconhecido por  vários grupos, incluindo turistas que visitam o templo no meio da cidade de Jayapura. Além de interessantes, os gerentes e apoiadores dos refugiados do templo territorial na cidade de Jayapura também são conhecidos por serem abertos e amigáveis com a comunidade local. Eles servem os visitantes do templo de forma educada e amigável. Essa hospitalidade construiu uma imagem positiva entre a comunidade local e os turistas que visitam Pura Agung Surya Bhuvana . O Pura Agung Surya Bhuvana agora é conhecido nacional e internacionalmente através de promoções que são realizadas direta ou indiretamente por meio de mídias sociais como YouTube, Google, Facebook, WA, Telegram e outros. Como objeto de turismo cultural, o Pura Agung Surya Bhuvana é único e atrai turistas, nacionais e estrangeiros. Os turistas mais visitados são os turistas domésticos, tanto da Papua como de outras regiões da Indonésia. Os turistas estrangeiros estão visitando o templo, é porque o conhecem através das mídias sociais. Pura Agung Surya Bhuvana agora se tornou um centro de laboratórios socioculturais sobre as tradições hindus balinesas. Isso se reflete na visita de crianças em idade escolar que vão do PAUD, jardim de infância, ensino fundamental, ensino médio, ensino médio e ensino superior a este local. Em geral, eles vêm em grupos. Para as crianças do PAUD no ensino médio, elas são orientadas por seus professores, que também são pastores. Durante a visita, além de ouvirem uma explicação do hinduísmo, eles também começaram a orar, embora sua religião fosse diferente. Em geral, os estudantes visitam os templos para recreação, além de realizar pesquisas. Os jovens deliberadamente vêm para apreciar as belas paisagens e capturar a visita através de fotos e vídeos, e alguns até fazem filmes especificamente em locais de Jaba (fora) da área do templo. Ao responder ao crescente número de turistas interessados em visitar Pura Agung Surya Bhuvana , o Presidente do PHDI Jayapura em todas as reuniões e orações sempre lembrava a importância de continuar a manter a santidade do templo, a compaixão e o ambiente do templo (Anonim 2017). Todos os dias, alguns oficiais e partes interessadas estão sempre em espera no templo para receber visitas turísticas, além de explicar mais amplamente o Pura Agung Surya Bhuvana e o Hinduísmo. Em uma certa escala, é necessária uma apreciação do princípio da união para sustentar os relacionamentos e o desempenho do poder (Pradana 2017). Refugiados hindus de Pura Agung Surya
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Comunidades não-hindus visitam Pura Agung Surya Bhuvana Jayapura Os não-hindus costumam visitar o Templo Agung Surya Bhuvana porque se sentem felizes e pacíficos ao visitar o templo. O prazer diz respeito a problemas psicológicos obtidos por não-hindus ao visitar o Templo Agung Surya Bhuvana (RSPA). Eles se sentem valorizados, acolhidos de braços abertos e são considerados irmãos pelos hindus na área. Vários símbolos importantes pertencentes aos residentes são usados na arquitetura do templo, como o uso de Tifa na placa de identificação do templo, o uso de Tifa nos relevos da parede do templo, representações das tradições culturais da comunidade local nos relevos da parede do templo e assim por diante. adiante. Em todas as atividades importantes do templo, os líderes, líderes religiosos e a comunidade ao redor do templo estão sempre envolvidos com os hindus em Pura Agung Surya Bhuvana. Isso os faz sentir empatia, sentir que são donos e participar da proteção do templo. Pengempon de Pura Agung Surya Bhuvana recebeu calorosamente os não-hindus que vieram visitar o templo. Eles se sentem confortáveis e eufóricos com a visita de não-hindus. Isso os fez fazer visitas repetidas e fornecer recomendações para outras pessoas visitarem os templos locais. A média anual de visitantes ou visitas turísticas é de 1.800.000 pessoas. Wundt (1874) disse que os sentimentos estão relacionados a sintomas psiquiátricos, especialmente percepções individuais ou subjetivas. O que uma pessoa sente não é o mesmo que outra pessoa. As experiências adquiridas nesta vida afetarão os pensamentos, ações e sentimentos psicológicos. Por exemplo, em uma pessoa, de repente, parece-se feliz, animado ao conseguir o que é esperado. A arquitetura do magnífico edifício do templo e a mistura artística da cultura balinesa e papua têm seu charme. O número de não-hindus que vêm visitar o templo confirmou o Pura Agung Surya Bhuvana como uma atração turística espiritual. O uso de aves Tifa e Cendrawasih como relevos do Templo Agung Surya Bhuvana (RSPA) respondeu positivamente. O povo papuano sente-se grato e aceita os hindus como irmãos com um coração completo. Como o Dr. Don Flassy, um estudioso de Papua, disse que "somos muito gratos aos irmãos de Bali. O uso dos socorros de Tifa e Cendrawasih em Pu ra Agung Surya Bhuvana mostra que somos muito respeitados e nos sentimos muito próximos" (Rai, 2019 O ornamento do templo na forma de pássaros Tifa e Cendrawasih é um diálogo cultural que pode fortalecer o tecido de união entre os cidadãos da cidade de Jayapura. Pura Agung Surya Bhuvana é cada vez mais visitado por residentes não-hindus por causa das atividades artísticas que são realizadas regularmente, sempre que há um piodalan no templo. Comunidades hindus e não-hindus se unem para realizar atividades artísticas a serem encenadas durante a cerimônia de
Coleccionando naturaleza, creando cultura: construcción de la dicotomía naturaleza/cultura en museos Henrik B. Lindskoug  piodalan no templo. Algumas das artes cênicas executadas em conjunto incluem a dança Kecak Rasa Papua (Bali-Papua), criada por I Wayan Rai, S., dança Cenderawasih (Papua), dança Pangkur Sagu (Papua), Byaka Byaka (Papua) e várias canções papuanas . Além de se sentirem felizes e entretidos, os não-hindus também sentem que a diversidade da cultura do arquipélago é uma necessidade que agradece. O uso do templo como meio artístico, que também freqüentemente envolve moradores, torna o templo cada vez mais lotado de não-hindus em Jayapura. Rai (2019) disse que com arte, harmonia, pessoas inter- religiosas em Jayapura podem ser realizadas (Rai 2019). A filosofia é uma diretriz, pois funciona ideologicamente (Pradana 2017a). Como base ideal para a República da Indonésia, a ideologia de Pancasila funcionou como (a) uma ferramenta de controle social, (b) uma ferramenta para mudar a sociedade (uma ferramenta de engenharia social), (c) uma ferramenta de ordem e regulamentação comunitária e (d) como meio de realizar a justiça social física e mental. Segundo, além de manter a fundação, a República da Indonésia, Pancasila, o povo da cidade de Jayapura também manteve a Constituição da República da Indonésia em 1945 ou abreviou-se como a Constituição de 1945 como a lei básica, a constituição do governo da República. da Indonésia hoje. NKRI é uma forma do estado da Indonésia, onde o estado da Indonésia, que é um arquipélago, além de que a forma do país é uma república, porque é a República da Indonésia, porque, embora o estado indonésio seja composto por muitas ilhas, ainda é uma unidade e cooperou dentro de um estado e nação indonésios. Cooperação e redes sociais são necessárias para fortalecer a unidade social (Pradana 2019). A harmonia como prova da unidade dos hindus na cidade de Jayapura, que não pode ser separada das relações de cooperação dos hindus e das redes inter-religiosas na cidade de Jayapura, que se dedica a manter a integridade da República Unitária da Indonésia (NKRI). A harmonia entre comunidades religiosas na cidade de Jayapura também se destina a manter a continuidade da República Unitária da Indonésia (NKRI). 
Conclusão Com base na descrição acima, você pode concluir que a comunidade hindu de Jayapura construiu o Templo Agung Surya Bhuvana na forma de um templo sagrado com a arquitetura tradicional de Bali, com entradas, jaba tengah e jaba sisi. Pura Agung Surya Bhuvana , que é um símbolo hindu, foi construído com base em valores teológicos hindus e culturais da comunidade não-hindu local. O Pura Agung Surya Bhuvana foi construído de maneira muito artística e decorado com ornamentos culturais locais, como Tifa e aves do paraíso. Os não-hindus costumam visitar o Pura Agung Surya Bhuvana (RSPA) porque são motivados por fatores internos e externos. Fatores internos são alegria de não-hindus que são tão amigáveis em receber não-hindus que vêm visitar Pura Agung Surya Bhuvana . Os não-hindus sentem-se valorizados, respeitados e bem recebidos pelos hindus em Pura Agung Surya Bhuvana . Além de ser um local de culto para os hindus, Pura Agung Surya Bhuvana também funciona como uma atração turística, um local de arte e um meio de amizade que resulta em harmonia e cooperação entre comunidades religiosas em Jayapura. A aculturação do hinduísmo balinês com a cultura local, apoiada por uma forma de cooperação entre hindus e redes inter-religiosas na cidade de Jayapura, contribuiu para a continuidade das atividades hindus capazes de funcionar harmoniosamente com as atividades turísticas no Agung Surya Templo de Bhuvana .
Antipod. Rev. Antropol. Arqueol. n.o 36 · https://  Novidade Pura Agung Surya B huvana , Jayapura City, Papua é uma herança cultural resultante da aculturação da cultura local (Papua) com a cultura hindu adaptada de Bali. O processo adaptativo da aculturação hindu de Bali com a cultura local, entre outros, reflete-se no uso do ornamento de Tifa e Cendrawasih em algumas partes físicas do edifício do templo, comprovadamente capaz de fortalecer um senso de união, despertar a consciência multicultural entre os cidadãos da nação e fortalecer a integração do povo indonésio na Papua. Uma abordagem de arte-cultura pode ser adaptada para antecipar a desintegração de organizações multiétnicas e multiculturais. 
Recomendação Com base nas conclusões e descobertas obtidas nesta pesquisa, pode-se sugerir que o Templo Agung Surya Bhuvana , cuja existência foi bem recebida por residentes não-hindus em Jayapura, seja apreciado e mantido. Isso ocorre porque o relacionamento que existe entre hindus e residentes em Jayapura foi capaz de fortalecer a integração da nação em prol da pátria. 
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